sexta-feira, 20 de maio de 2011

Camisa 10


Então Galera, pra começar esse blog novo cheio de informações sobre FM, vamos começar falando sobre o Camisa 10, a função dele, como tirar o máximo proveito dele, que movimentos sugerir, etc..

O camisa 10 apareceu nos anos 1950, (me corrijam se eu estiver errado), Pelé é um dos ícones principais dessa função (apesar de que no meu ver ele virou camisa 10 já no final de carreira, sempre achei Pelé centroavante matador, na copa de 1970 ele virou o Camisa 10...)

O nome que se designa o Camisa 10, na Itália é chamado de TREQUARTISTA (atacante do terceiro-quarto) é um espécie de construtor de jogo recuado. No Fm o Trequartista desempenha uma função importante, ele vem a ser o homem chave, o cara do passe final, sua diferença para o Construtor de jogo avançado é sua alta criatividade e poder de finalização, embora posição de meio campista ele se arrisca muito no ataque e faz muitos gols (Pelé, Maradona, Messi, Kaká, Zico).

No futebol de hoje o camisa 10 estão cada vez mais desaparecendo, na atualidade se fazem o camisa 10 pra ser o Construtor de Jogo o homem que busca a bola do meio campo pra chegar ao ataque em velocidade, embora fugindo um pouco do texto o jogador coletivo...(Kaka (Milan), Sneijder (Inter), Iniesta(Barcelona).Vamos exemplificar um jogador e lhe dar dicas de como tirar o proveito máximo desse jogador..exemplo a baixo...

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Então como vimos eu coloquei o Rivaldo de Camisa 10....A mentalidade eu coloquei 15 (atacante), Criatividade 20 (muito), Passe 20 (longo), Pressão 0 (na própria área), Desarme suave, Correr ao fundo (por vezes), correr com bola (raramente), Remates de longe (por vezes), Passes a rasgar (frequente), Cruzamentos (raramente).

Mentalidade- Atacante porque como eu disse no texto acima ele também se arrisca a fazer gols, na verdade o camisa 10 é um atacante (atacante muito criativo).

Criatividade- Muita.... Porque não precisa nem explicar... Ele vai ser o craque o rei da criatividade.

Passe- Essa que é um pouco complicada, porque longo? Longo pelo fato de ele jogar numa área de risco que vai ser fácil de ser marcado, o passe longo é o mais adequado pelo fato de ele ter uma quantidade de criatividade alta ele vai saber o que fazer e não vai rifar o passe longe o longo vai ser aqueles tipos de passes (Xavi Alonso, Gerrard, Lampard), pela quantidade de espaço que ele vai ter o passe longo é o mais adequado.

Pressão- Baixa, o camisa 10 ele não tem bons índices de físico, geralmente ele é lento (às vezes rápidos ex:Marodona e Messi), e forçar que ele canse logo é pede pra tira-lo de campo.

Desarme- Suave... O Meio Campista Ofensivo não tem bons índices de Desarmes, vai lhe custar cartões sem necessidades você colocar ele com desarme duro ou normal.

Correr Ao Fundo- Porque Misto? Misto porque como eu coloquei o Rivaldo nessa estatística eu quero Rivaldo o homem passe pro gol, não que ele volte muito, ele desce se vir necessidade.

Correr com bola- Esse é opcional, vai do jogador que você tiver, se você tiver um Messi eu aconselho Frequente, caso não seja um jogador de muita velocidade e agilidade coloca no raro mesmo... Se for meio termo coloca por vezes.

Remates de Longe- Esse também é opcional, vai do estilo de sua equipe e do jogador, eu coloquei por vezes, porque Rivaldo tem um bom índice de Remates de longe.

Passes a Rasgar- Esse é o mais óbvio, se ele é o jogador do passe final, cabe colocar o frequente. Caso você ver em estatística de jogo ele não colocando nenhum passe chave ou errando muito, vocês colocam em por vezes.

Cruzamentos- Raro por quê? Raro porque ele vai jogar entre os dois atacantes ele não tem velocidade. Caso você tem o Messi no seu time, coloca Misto.

Jogo Largo- Como ele esta no centro não tem noção colocar para ele abrir nas pontas, ele tem que jogar no centro do campo. Mas vai do jogador que você tem.

“Então Galera vou lhe dizer agora uns movimentos legais e obrigatórios” pra um camisa 10.

Gere o Ritmo do Jogo: O melhor MPJ para o Organizador da equipe. Alta criatividade e mentalidade ofensiva.

Tenta Fazer Passes Longos e Gosta de Passar Para Mudar de Flanco: Estas MPJ aliadas com o Gerar Ritmo do Jogo, tornará o organizador em um verdadeiro monstro de assistências e jogadas ofensivas.

Tenta Desmarcações Muitas Vezes: Bom, esta MPJ gera conflitos em português, por outro lado, em inglês ela é mais fácil de entender, “Tries Killer Balls Often”. Eu traduziria da seguinte forma, “Tenta Passes Matadores Frequentemente”. Em outras palavras, um armador que vai sempre procurar enfiar a bola para o atacante de seu timeentrar em boas posições! Indica grande visão! Talvez a mais importante MPJ para armadores.

Entra na Grande Área Adversária e Remata com Força: Boa opção de armador para jogar em formações de apenas um atacante, onde o armador seria um segundo atacante.

Vem Perto Buscar Jogo: Esta MPJ indica que o jogador vai buscar a se posicionar para receber a bola e iniciar jogadas

Procura o Passe em Vez de Tentar o Gol: Esta MPJ é restritiva quando estamos a jogar com o armador agindo como o segundo atacante. Por outro lado, vai garantir uma grande quantidade de assistências para este jogador.

Tenta Passes de Longa, Tenta Truques e Gosta de Passar Para Mudar de Flanco: Ambas MPJ indicam um jogador versátil, que tanto pode fazer uma jogada individual, quanto surpreender os adversários encontrando um colega de time desmarcado do outro lado do campo.

Adora ter a Bola: Ótima MPJ para o ala que vai ter a instrução de segurar a bola. Mas não é muito adequado para aquele tipo de ala que sabe apenas cruzar.

Um comentário:

  1. Sou do PM e vim dar uma passadinha aqui :P
    Muito bom seu blog,tente divulgar mais!

    Fol~

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