domingo, 17 de julho de 2011

Dica Rápida - Mobilidade


A mobilidade é o direito concedido a um jogador (ou mais de um) de movimentar-se livremente pelo campo à procura de espaço e oportunidades para a construção/finalização de jogadas. É uma ferramenta de suma importância e que por vezes é ignorada por muitos managers. Como o tópico anterior que tratava dos cruzamentos, a mobilidade também mexe pouco na estrutura tática da equipe, mas pode ser determinante se bem empregada.


No tópico do Grêmio Tático, percebo a preocupação de alguns managers pelo fato de comandarem equipes com ótimos valores, mas que acabam esbarrando na dificuldade de superar retrancas de equipes bem inferiores. Nos saves do Brasil isso é notório e faz com que muitos desanimem de seus jogos.


Para que isso não aconteça, pequenos ajustes com auxílio dessa ferramenta podem dar um novo dinamismo a sua equipe. A mobilidade envolve-se diretamente com a opção de jogador "Mover-se da Posição" e normalmente abrange os elementos mais criativos do time (Médios Ofensivos e Extremos, por exemplo) na intenção de abrir defesas adversárias ou ajudar na consistência defensiva.

Mas como usá-las?

a. Manter Posição:

Quando você decide que seus jogadores mais criativos mantenham suas posições o que você procura é um jogo mais simples, estático e de consistência defensiva. É muito útil nas partidas fora de casa contra adversários do mesmo nível ou superiores ao seu. Também se mostra eficaz contra adversários mais agressivos independente de sua grandeza e é uma ferramenta importante quando atua em gramados de grandes dimensões.


Regra geral, uma equipe possui um equilíbrio de funções dentro do seu onze inicial, sendo assim, dentro de um time haverá jogadores responsáveis pela desarticulação adversária, pela armação do time e pela finalização das jogadas. Pedir para que seus jogadores mantenham posição, determinará que 10, dos 11 jogadores (ou até mesmo os 11) serão SEMPRE encontrados em suas posições originais e isso pode ser fundamental para uma equipe que está encontrando dificuldade em finalizar seus passes (baixo índice de passes completados) ou encaixar contra-ataques (uma vez que os lançamentos em profundidade estão parecendo mais balões do que passes).


Quando optar por esse tipo de mobilidade, tenha em mente a idéia de que a liberdade de ações será concedida a um jogador, portanto escolha com critério o jogador em questão. Se possível, opte por um jogador técnico, de bom controle de bola e bons índices de "sem bola" pois ele estará apto a encontrar espaços e utilizá-los da melhor forma. Índices elevados em Passe, Criatividade e Trabalho em Equipe ajudarão e muito uma equipe baseada na estratégia de contra-ataque.


Tenha atenção: a mobilidade nem sempre anda de mãos dadas com a mentalidade da equipe. Se a estratégia utilizada for atacante, como regra, pelo menos três jogadores seriam autorizados a moverem-se da posição, mas caso você opte por uma menor mobilidade, você simplesmente desautorizará toda e qualquer liberdade de movimentação. Portanto esteja atento!


Por fim, vale ressaltar que a menor mobilidade deixa sua equipe mais previsível. Isso pode ser bom ou ruim. Se você é um manager que adota filosofias mais fluídas e portanto com liberdade criativa mais elevada, certamente gostará de ter mais opções de movimentação, de modo que essa mobilidade talvez não se aplicasse. Mas caso as estatísticas estejam contra você e a dificuldade para completar passes e criar jogadas esteja escassa para o seu lado, manter a posição pode ser útil para dar mais consistência e solidez à equipe nos avanços sobre o adversário. Use com critério.


http://img530.imageshack.us/img530/8863/poucamobilidade.jpg
Mesmo uma estratégia atacante pode se apresentar de maneira organizada e previsível. Em gramados muito grandes, onde o risco de uma desestruturação pode levá-lo a uma série de contra-ataques atacar de maneira ordenada pode ser bastante efetivo.



b. Muita Mobilidade:


Com um olho na concepção anterior, vamos entender a aplicação de mais mobilidade dentro de uma equipe. Você está dentro do Morumbi, encarando uma retranca brava do Grêmio Prudente. Então o comentarista do Sportv fala que "falta movimentação do São Paulo para quebrar a retranca do adversário". No FM isso quer dizer "muita mobilidade". Ou seja, mesmo que você esteja numa estratégia defensiva, ainda assim liberará um jogador para movimentação livre pelo campo em busca de espaços vazios.


Simples assim.


Como padrão, a IA do jogo liberará de um a três jogadores para movimentação livre nas diferentes estratégias de jogo e isso é mais que suficiente para movimentar um time sem quebrar violentamente a sua estrutura tática. Para fazer proveito dessa mobilidade, caberá a você ter os talentos necessários. Não é qualquer carregador de piano que conseguirá jogar com movimentação livre e seu mau uso pode se virar contra você.


Contra equipes muito fechadas ou em gramados de dimensões menores, a briga por espaço será muito disputada. É nessas horas que uma mobilidade maior pode se mostrar mais útil. Quando você esbarrar numa situação em que tem maior posse de bola, alto índice de passes completados e mesmo assim não consegue entrar na defesa adversária, pode ser a hora de apostar na movimentação e na capacidade dos seus jogadores em criar espaços para si e para seus companheiros.


A mobilidade alta deve ser utilizada por equipes que precisam buscar o gol a qualquer custo e que normalmente são consideravelmente mais fortes que o seu adversário. Jogadores rápidos, ágeis, de boa aceleração e sem bola são fundamentais para o sucesso desse modo de jogo. Um jogador lento terá dificuldade em explorar a oportunidade criada e um jogador sem a capacidade de buscar espaços simplesmente ficará perdido sem saber onde se posicionar.


http://img706.imageshack.us/img706/3866/muitamobilidade.jpg
Acima um exemplo de como a maior mobilidade age. Mesmo numa equipe defensiva, ela libera dois jogadores de seu posicionamento estático para a procura de espaços. Melhor quando empregada em estratégias mais ofensivas, a maior mobilidade pode representar a diferença entre o 0-0 e o 1-0.


c. Default:

Sem maiores delongas, quando colocada no Default, a mobilidade será dada conforme esquema abaixo:
CONTENÇÃO/DEFENSIVO - Um jogador
COUNTER/NORMAL/CONTROL - Dois jogadores
ATACANTE/SOBRECARGA - Três jogadores


Obs.: Obviamente que esses critério podem mudar dependendo da plataforma tática. Normalmente a IA só concede liberdade a jogadores com funções ofensivas.


Fonte: Khadaff

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.