sábado, 6 de agosto de 2011

Tática 4-5-1 Ofensiva


Olá pessoal, me chamo Henrique e criei essa tática 4-5-1 baseada na seleção brasileira do Mano Menezes, eu não me baseei no estilo de jogo dele ou na mentalidade da seleção, apenas nos jogadores que ele tinha como opção e como poderia encaixa-los em uma tática efetiva.

Cheguei a conclusão que os pontas são o principal meio de chegar ao gol no FM, e procurei dar prioridade a eles, vou disponibilizar essa tática de maneira bem detalhada.

A base: Zaga

Primeiramente pensei no posicionamento dos jogadores, eu utilizo uma linha de 4 zagueiros assim como na seleção, os laterais tem função automática pois levam a bola ao ataque e apoiam a criação de jogadas para ter mais espaço, porém não abandonam a zaga como na função atacar. Eu gosto de laterais que se preocupam menos em aparecer, cruzam de 3/4 do campo e tem mentalidade menos ofensiva, porém tem liberdade grande e se movimentam com grande liberdade no campo. Também optei por laterais não carregarem a bola, ou seja, não saírem correndo para cruzar sem pensar no jogo coletivo.

Os zagueiros são simples, marcam em sua própria área, não arriscam nada e apenas estão lá para evitar que o time sofra gols.

O principal: Meio campo organizador.

O mano utilizou dois volantes de origem, sendo que eles eram responsáveis pela transição do jogo entre a zaga e o ataque. Eu nunca deixo que esses meias sejam atacantes, ou seja, eles ficam no meio campo, jogam de frente para a área adversária e não aparecem lá dentro, apenas organizam o jogo e dão passes. Para isso, utilizei dois meias centrais, e não defensivos, a explicação é que quero jogadores ofensivos que saibam defender, e não jogadores defensivos que saibam atacar.

O maestro do time, é o meia central direito, ele tem a função de apoiar, então não sobe tanto no campo, não corre, não chuta de longe e principalmente, capricha nos passes a rasgar. Como assim maestro com mentalidade defensiva? Sim, esse jogador é aquele que pensa na estrutura do time, ele organiza o jogo, para, pensa, toca curto e só arrisca a jogada quando sabe que vai dar certo.

O Médio área-á-área esquerdo é o cara de confiança, ele é responsável por chegar pra apoiar o ataque e também voltar pra defesa rapidamente, também com função de apoiar e mentalidade parecida com o MCD, ele apenas se move com mais liberdade no campo.

A mágica: Meio campo ofensivo

É uma linha de 3, mágica, que faz o time jogar pra frente e encanta o torcedor, imagina Robinho, Neymar e Ganso na entrada da área atacante o time adversário. É isso que eu queria quando pensei no MAC. Ele é o craque, então tem toda a liberdade pra jogar a bola aonde quiser, pois é o mais técnico e criativo do time. Porém eu não quero ele jogando no meio da defesa adversária, e sim mais no centro do campo de frente para os atacantes para ver os buracos onde aquele passe mágico pode encaixar, portanto sua mentalidade apesar de atacante se limita a ser normal e não exageradamente ofensiva. Ele não chuta de longe e muito menos segura a bola, ele pega e toca rápido acelerando o jogo, não é sua função fazer gols, e sim assistir os atacantes.

Do lado do MAC, temos 2 avançados interiores, ambos com a mesma mentalidade e função de atacar, são rápidos e bons finalizadores, com certeza a juventude do time, pois correm e deixam o adversário louco com sua capacidade de finta. Não chutam, exageram nos passes a rasgar para auxiliar quem chega no ataque e trocam de posição entre si, as vezes com essa troca, capacitando aquele chuta com a perna trocada que sempre da certo. Cortam sempre pra dentro do campo procurando espaço no meio campo e evitam o cruzamento, já que na área só tenho um jogador, por isso quando estão na linha de fundo, driblam ou procuram driblar o marcador para dar o passe para os meias que chegam de trás.

A melhor parte: O ponta de lança

Eu, Henrique, não vejo outro tipo de jogador de área a não ser o ponta de lança, ou em inglês, poacher. Atacante apenas faz o gol, não precisa driblar, não precisa cruzar, não precisa ser criativo, não precisa ser velocista. Ele tem a obrigação de ser bom finalizador, não perder gols e principalmente, saber tirar a bola do goleiro de maneira imprevisível. Um exemplo é o Fred na seleção, ele não é nem metade craque do que o Pato é, mas ele é muito mais eficiente no ataque. Por quê? Pois ele é poacher, pega a bola e estufa a rede. Ele é preciso, toca curto, se posiciona bem e não precisa correr.

Efim, agora que já sabemos como cada jogador se comporta no meu pensamento de técnico, cabe definir como a equipe tem que se comportar dentro de campo.

Instruções coletivas:

A filosofia é rígida, quero que os jogadores me respeitem e joguem em conjunto, respeitando aquilo que defini individualmente em cada um. Não existe jogador maior que time nenhum, apesar de serem as vezes essenciais individualmente, não podem atacar e defender ao mesmo tempo.

A mentalidade é o segredo na minha opinião, é ai que se faz o bom técnico. Você adapta essa opção de acordo com o adversário, mantendo a base do time, o entrosamento e a maneira de jogar, e mudando ligeiramente alguns aspectos em função do outro time. Aqui vai de cada um e o começo é sempre normal.

Estilo de passe, super importante, sempre curto. Por quê? Pois o passe curto força a aproximação dos jogadores para os outros, diminui a chance de erro, não desmancha a formação e é rápido.

Liberdade criativa, mais disciplinada, para que o jogador saiba que o time joga junto e cada um tem sua liberdade pensada em beneficiar a equipe como um todo.
Pressão, essencial e perfeita. A pressão é alta, e a cobertura calculada, o time adversário sempre está pressionado para não crescer em cima de nós, não deixamos espaço para pensar e não damos tempo para construir jogadas, o Barcelona faz isso, da certo, mas exige entrosamento, boa qualidade defensiva e principalmente disciplina.

Marcação, zona. Marcação a zona é aquela que exige que cada jogador volte pra marcar, corra atrás dos adversários e não fique grudado no jogador que quiser sem se movimentar. Cada um defende seu pedaço do campo e a rigidez faz com que cada um respeito esse espaço.
Cruzamentos, SEMPRE curtos, ninguém rifa a bola, sempre estão procurando opções perto, exigindo assim a aproximação e perícia nos passes.

Mobilidade, mais mobilidade para que cada um corra e apareça para o companheiro, concluindo os pensamentos anteriores.

Enfim, isso é tudo basicamente o modo de jogar do time, claro que não está tudo ai, cabe a cada usuário adaptar seu jeito para melhorar a tática e adequar aos jogadores.

Observações e dicas:

Aqui vai minhas dicas baseadas no meu desempenho. Utilizei o Palmeiras e fui campeão de diversas competições. As jogadas de bolas paradas são perfeitamente calculadas, escanteio utilize um zagueiro ou atacante alto no primeiro pau e divista-se com vários gols.

Percebo várias vezes lançamentos vindo em contra-ataques onde os jogadores de frente saem sozinhos em velocidade e procuram o gol, então abuse de velocidade nos pontas e bons atributos de passe nos jogadores recuados.

O ponta de lança é muito artilheiro, Loco Abreu no meu time marcou 25 gols em 21 jogos.

O time finaliza muito, muito mesmo, sempre com perigo, acerta sempre mais de 80% dos passes, desarma super bem, em média 60% e o mais interessante, a posse de bola é sempre acima de 55% positiva.


Me desculpe escrever isso tudo, mas passei dias analisando tudo e é pra quem realmente gosta de táticas.

Abraços!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.